Deixa a vida me levar... e me fazer descobrir a cada passo um momento de lazer e prazer.
Deixa a vida me levar... e me arrebatar por outras culturas, lugares exóticos e inusitados.
Deixa a vida me levar... e me contar fantásticas histórias de outros povos.
Deixa a vida me levar... e me prender na boca um novo paladar, me fixar na retina uma linda paisagem de águas, montanhas, bichos e flores.
Deixa a vida me levar... e trazer de volta novas emoções e um doce gostinho de felicidade.
Deixa a vida me levar... porque vou levar da vida apenas o que eu capturar no meu olhar e guardar no meu coração.

Vida, leva eu para mais uma viagem!

Viajar é preciso. O corre-corre e o desgaste do dia-a-dia têm que ser compensado.
A viagem pode ser de estudo, de lazer, de aventura, de gastronomia ou simplesmente de compras. Não importa. Hoje é muito fácil ter informações e aproveitar as experiências de outros para se surpreender apenas com o belo e com o prazer.

Sou psicóloga e gosto de viajar. E, meu prazer não termina no vôo de volta. Gosto de reviver cada passeio, cada restaurante e cada vinho com muitas fotos e um monte de vídeos. Guardo todas as imagens no meu coração e na minha estante. Ao alcance das mãos.


Neste blog, me proponho a compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos em cada escala.

Muitas pessoas iniciaram uma nova era de sua vida a partir de uma viagem. Viajar é um jogo de emoções. Não vale empatar e nem perder.

Deixa a vida nos levar para este jogo. Bem estudado, a vitória é certa.

Vamos juntos?

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fome de Paris…


Foto: marcelopaniago.wordpress.com


Estava sentada lendo algumas reportagens sobre a capital francesa quando percebi que as indicações de bistrô me deram uma baita "fome" de Paris!

Sem planos para retornar à Cidade Luz, repasso aqui algumas sugestões para quem já esta de passagem comprada.  Pode anotar, ir e depois autorizo a me passar vontade! Combinado?



O primeiro que muito me chamou atenção foi o...




Foto: doitinparis.com
...Le Baratin.

Descrito sempre como um bistrô sem muito luxo, simples e em um bairro não muito charmoso (20º arrondissement – onde Edith Piaf cantava nas ruas por alguns trocados), é indincado por pessoas exigentes e apreciadoras de um bom prato. 

Em uma pequena travessa da Rue Belleville (3 rue Jouye-Rouve) cheia de restaurantes chineses, o Le Baratin é descrito por Saul Galvão como um estranho no ninho.  Já famoso e elogiado por chefs franceses renomados como Yves Camdeborde, Pierre Hermé, Joël Robuchon, e Alain Ducasse, não tem como passar batido. 

A sugestão freqüente é o tartare de atum (que eu amo) e que de tanto ler elogios me deu água na boca.

O menu de almoço custa 16 euros e, entre várias opções, da direito a escolha de entrada, prato principal e sobremesa.  No jantar o preço sobe um pouco e li que pode chegar de 30 a 40 euros por pessoa.

Foto: viagem.uol.com.br

O Le Baratin não tem carta de vinhos, mas dispõe de uma adega que parece ser invejável. Em um quadro negro, Philippe apresenta as sugestões de ótimos “pequenos grandes vinhos” que não decepciona ninguém.

Em algumas matérias, recomenda-se fazer reserva principalmente para o jantar. (tel. 01 43 49 30 00)

A estação do metrô indicada é Pyrenées ou a Belleville.





Le Comptoir du Relais


Foto: foodsnobblog.wordpress.com
O chef Yves Camdeborde, que saiu do La Regalade (um dos bistrôs mais famoso da cidade), abriu esse charmoso restaurante no número 9 da Carrefour de l'Odéo, no hotel Relais Saint Germain.

Grudado no metro Odéon e localizado no coração de Saint-Germain-des-Près, o Le Comptoir oferece menus de 30 a 40 euros e, mediante reserva e solicitação, um menu degustação por 59 euros.

Foto: spicelines.com



Este é um lugar em que todos falam na tal da reserva. Algumas reportagens te desanimam a arriscar uma visita sem ligar, mas outras dizem que é muito difícil conseguir falar com o restaurante.  A melhor dica foi a de chegar para uma almoço tardio (tipo 4pm). Além de mais fácil para sentar, nesse horário ainda da para aproveitar o ambiente descontraído que à noite fica mais formal e mais caro.


Fácil ou não de falar, não custa tentar pedir no número 01 46 33 45 30 por uma mesa no salão.  No entanto, em noites mais frias são distribuídos cobertores para quem fica na varanda.





Foto: theparistraveler.com
Cuisine de Bar


Eleito na coluna de Rui Porto como a casa das melhores tartines (espécie de sanduíche aberto) de Paris, o Cuisine de Bar parece ser perfeito para um almoço ou lanche ligeiro. 

Vamos combinar que os que dispõe de pouco tempo para conhecer a cidade e precisam comer rápido, não necessariamente precisam comer mal!

Tartine de Poulet (morethanafoodie.com)


O ambiente é pequeno e as mesas ao longo dos corredores são compartilhadas. As sugestões mais comentadas são as tartines de queijo St. Michelin e presunto de Bayonne e a de Poulet (frango defumado com anchova e alcaparras).


A casa oferece um menu com preço fixo de 12 euros. Nesse menu se tem direito a uma salada, a tartine que escolher, uma taça de vinho ou uma garrafa de água, um café e um biscoito doce.

Bela pedida para um pit-stop gastronômico, não é?
Então, anota o endereço: 8, Rue de Cherche Midi em Saint Germain.



(Para ler mais sobre Paris, clique aqui)


Bon Appétit!

 

 

 



Um comentário:

Carlos disse...

Esse de Tartines eu não conhecia. Gostei!