Deixa a vida me levar... e me fazer descobrir a cada passo um momento de lazer e prazer.
Deixa a vida me levar... e me arrebatar por outras culturas, lugares exóticos e inusitados.
Deixa a vida me levar... e me contar fantásticas histórias de outros povos.
Deixa a vida me levar... e me prender na boca um novo paladar, me fixar na retina uma linda paisagem de águas, montanhas, bichos e flores.
Deixa a vida me levar... e trazer de volta novas emoções e um doce gostinho de felicidade.
Deixa a vida me levar... porque vou levar da vida apenas o que eu capturar no meu olhar e guardar no meu coração.

Vida, leva eu para mais uma viagem!

Viajar é preciso. O corre-corre e o desgaste do dia-a-dia têm que ser compensado.
A viagem pode ser de estudo, de lazer, de aventura, de gastronomia ou simplesmente de compras. Não importa. Hoje é muito fácil ter informações e aproveitar as experiências de outros para se surpreender apenas com o belo e com o prazer.

Sou psicóloga e gosto de viajar. E, meu prazer não termina no vôo de volta. Gosto de reviver cada passeio, cada restaurante e cada vinho com muitas fotos e um monte de vídeos. Guardo todas as imagens no meu coração e na minha estante. Ao alcance das mãos.


Neste blog, me proponho a compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos em cada escala.

Muitas pessoas iniciaram uma nova era de sua vida a partir de uma viagem. Viajar é um jogo de emoções. Não vale empatar e nem perder.

Deixa a vida nos levar para este jogo. Bem estudado, a vitória é certa.

Vamos juntos?

sábado, 12 de novembro de 2011

Nápoles, Vesúvio e Pompéia

NÁPOLES 


Quando ir?
Nápoles não é bem aquele lugar que eu indicaria como destino de viagem.  No entanto, é uma parada interessante para quem esta viajando pela região ou vai fazer a Costa Amalfitana.  Você pode começar ou terminar a Costa visitando Capri, e fazer o trajeto Capri-Nápoles de Ferry (fácil de pegar no porto).

Além disso, pode ser um passeio diferente para quem vai passar muito tempo em Roma. Para dar conta do programa inteiro (Nápoles, Vesúvio e Pompéia), pegue um trem cedo. O EuroStar Alta Velocità (ES AV) é mais rápido e faz o percurso em 80 minutos (€36 por trecho). O InterCity (IC) é o mais velho e leva duas horas (€14,80 por trecho). Todas as informações estão no site  http://www.trenitalia.com/.

Saindo de Roma, acho o bate e volta muito cansativo (apesar de possível). Caso plano seja visitar os três destinos, eu dormiria uma noite em Nápoles.  A cidade é meio suja sem muito charme, mesmo assim é tradicional. Vale a pena conhecer e tirar suas próprias conclusões. 

Onde ficar?

Fiquei no Hotel H2C ( http://www.h2c.it) – Barato, moderno e com  atendimento ótimo, enfim o que eu queria!  O hotel destoa do lugar onde esta, pois a rendondeza não é a mais bonita.  No meu caso foi uma localização estratégica.  Estando ao lado do porto, pode-se andar (uns 10-15 minutos) para os ferries tanto quanto para a estação de trem. 

Existem hotéis bem mais luxuosos na Via Partenope, única parte que achei charmosa na cidade. Achei aquela a melhor parte de Nápoles. Os melhores hotéis estão por ali. Se quiser ficar em um lugar mais chic, indico o Grande Vesuvio Hotel ( http://www.vesuvio.it/), considerado o melhor hotel de lá.  É realmente um luxo! 

O UNA Hotel Napoli ( http://www.unahotels.it/) é um quatro estrelas e fica em frente à Estação Central, na principal zona comercial de Nápoles. Para quem vai passar a noite para pegar o trem pode ser a melhor opção. Possui um terraço panorâmico, onde pode-se desfrutar o café da manhã. E apesar do edifício remontar ao século passado, o hotel tem um design moderno.  

Onde comer? 

Se for dormir em Nápoles, vale a pena jantar em alguns dos restaurantes que ficam na Marina do Castel dell’Ovo.



Quanto aos restaurantes dessa região, sendo bem sincera, não tem um que indico mais que outro. Acho o mais interessante é andar por ali e escolher, já que é um colado no outro. Além disso, gosto escolher pelo menu, pelo ambiente e pelo meu clima. rs. Melhor é escolher aquele que chamar mais sua atenção e casar mais com o que estiver procurando. 

Mesmo não passando a noite, vale passear por lá! Pode ser só para conhecer ou para tomar um vinho. Mas cuidado, a maioria fecha para o Dolce Far Niente. Período da tarde que o italiano se reserva o direito de não trabalhar (mais ou menos de 15h às 18h).

O importante mesmo é você não sair da cidade sem comer a legítima pizza napolitana na L’Antica Pizzeria Da Michele (Via Cesare Sersale, 1/3).  Ir até Nápoles e não imitar Julia Robert em Comer, Rezar e Amar é um pecado! 
Essa é a pizzaria mais famosa não só de Nápoles, mas também da Itália. Lá inventaram a pizza Marguerita. 
Desde que inaugurada (1870) está no mesmo local. O Lugar é pequeno, nada sofisticado e fica no meio da confusão de Nápoles. Mesmo assim, vive lotada! O estabelecimento fica aberto  de 10h00 até às 23h00 (direto) e só fecha aos domingos
Lá só tem duas opções de pizza: Margueritta (normal ou com dupla mussarela) e a Marinara.  Pode pedir uma pizza inteira sem medo! Apesar de bem grandes, mas não são pesadas. Tenho certeza que come ela todinha! 

O que fazer?

O Museu Arqueológico Nacional é uma ótima atração para quem curti museu. Ele fecha às terças e a entrada custa €6,50. Lá estão os afrescos e esculturas originais retirados de Pompéia e Herculanum, um complemento do que você vai ver em Pompéia.  Para ir direto a essa parte do museu, suba a escadaria e vire à esquerda no primeiro andar. No Gabinete Secreto,  estão expostas as obras de arte erótica que deram essa fama a Pompéia.

VESÚVIO e POMPÉIA

Um motivo bacana para dormir em Nápoles é visitar Pompéia e o Vesúvio de manhã e desfrutando de um dia mais tranqüilo. Mas, cuidado! Esses são dois passeios diferentes e você deve saber o que esta disposto a fazer.  

Como ir?
Pegue o trem que parte a cada 30 minutos da estação Circumvesuviana, a três quarteirões da Piazza Garibaldi. Na verdade o trem para nas duas estações de Nápoles, então vá para a mais perto de você. A passagem é baratinha, uns 3.
Nesse site você encontra todos os horários da Circumvesuviana (http://www.vesuviana.it/).

VESÚVIO: Ir ao Vesúvio significa que você quer subir até a seu topo!  Se estiver disposto a fazer essa aventura e tirar suas próprias conclusões: indico subir! Mas vá com roupas apropriadas (tênis e roupas confortáveis), afinal você vai subir um vulcão!
Desça na estação de Herculano e logo na saída um monte de banners e placas indicarão as formas de ir até o Vesúvio. A mais famosa é a Vesúvio Express que fica em uma lojinha a esquerda de quem desce da estação.
O custo é de 16 euros por pessoa para ir de Van/Taxi.  Se você não quiser esperar a partida da próxima Van, pode pagar uma só para você.  No caso de um casal eles me cobraram 55 euros. Não sei se o preço é o mesmo para um grupo maior.
A Van vai subir uma boa parte e te deixar no portão onde só se segue a pé. Confesso que quando cheguei na entrada, pensei: “O que é que eu vim fazer aqui?”. E mesmo depois de subir um pouco continuei pensando a mesma coisa. Mas, quando cheguei ao topo entendi bem!  Achei tão interessante que fiz a descida sem grandes questionamentos.  

 

POMPÉIA: Algumas pessoas vão falar que em Herculano tem ruínas tão interessantes quanto as de Pompéia e que não há necessidade de ir até lá. Não acredito que seja verdade. Volte para estação e siga no mesmo trem mais um pouquinho rumo a Pompéia.
Cuidado! São quatro estações chamadas “Pompei”. Para descer praticamente na entrada das escavações (“scavi”), desça em Pompei Scavi – Villa dei Misteri


Pompéia abre todos os dias (exceto no Natal, 1º. de janeiro e 1º. de maio); a visita custa €11. Se não tiver nenhum guia, na entrada pegue todos os folhetos (que são de graça) ou alugue um audioguia (€ 6,50).  Você aproveitará muito mais sabendo tudo que esta vendo. Deixe suas malas ou qualquer coisa mais pesada no guarda-volumes.  Se estiver muito quente, recomendo levar sombrinha e água! 

Pode programar umas duas ou três horas para ver o essencial, pois as ruínas são espalhadas. Atrações mais famosas: Casa do Fauno, a Casa dos Vetii, as Termas do Fórum, os Teatros e a Villa dos Mistérios. 
Esse passeio a Pompéia eu recomendo a todos! É muito interessante ver como aquilo tudo foi preservado em baixo das cinzas do desastre do Vesúvio em 79A.d. 




No meu caso pedi para o Hotel guardar as malas e voltei para buscá-las.  Dei uma volta mas achei que valeu a pena por não ter carregado mala de um lado para o outro (afinal também subi o Vesúvio). Mas, se for só à Pompéia e seguir viagem de lá, vale a pena levar as malas. Me disseram que há maleiro na estação. Custa de 2 a 4 euros, dependendo da mala, por um período de 5h (que podem ser prorrogados). Dependendo do seu próximo destino e da sua mala, pode ser uma mão na roda!

5 comentários:

Anônimo disse...

Amiga te desejo todo sucesso do mundo! Voce e a melhor nas viagens e nas super producoes dos videos cheios de emocoes! TE AMO!! Beijos, Elisa

Miguel Archanjo disse...

Maria Fernanda: Três coisinhas:
1) A vida leva e me levou por tuas aventuras na Itália. Mais: me deu a oportunidade de preparar uma próxima viagem a Pompeia.
2) Li com vagar todas tuas explicações e dicas. És muito competente e atenta aos detalhes. Isso é muito importante.
3) Pareces que és uma psicóloga preparada para atender teus internautas-turistas. Minha próxima escala, em todas programações de viagem, será em teu divã.
Miguel Archanjo

Forastieri Vitoantônio disse...

Uma coisa me chamou atenção neste site-blog: o viés cultural. Interessante mesmo ilustrar a beleza do lugar com uma música, uma letra de música ou até mesmo com uma poesia típica da região. Al Di La
Non credevo possibile,
Si potessero dire queste parole:
Al di la;
Del bene piu prezioso,
Ci sei tu
Al di la;
Del sogno piu ambizoso,Ci sei tu
Al di là delle cose più belle.Al di là delle stelle, ci sei tu.Al di là, ci sei tu per me, per me, soltanto per me....

Tetê Ribeiro disse...

Arrasou !!!! que você escrevia bem eu já sabia !!! mas dessa vez você se superou... me deu uma vontade louca de viajar com você, vamos ???!!! Muita sorte e já estou louca com o próximo post !!! beijo

Tânia Brito disse...

Olá Maria,
O teu post está muito agradável, obrigado :-)
Eu irei a italia muito brevemente, e uma das paragens é o Vesúvio, e agradou-me bastante o roteiro que fizes-te, será que me podes só informar se esses 16€ para esperar por um Van/Taxi, é valor de ida e volta?? e inclui a subida a cratera??

Obrigado pela disponibilidade,
Tânia Brito