Deixa a vida me levar... e me fazer descobrir a cada passo um momento de lazer e prazer.
Deixa a vida me levar... e me arrebatar por outras culturas, lugares exóticos e inusitados.
Deixa a vida me levar... e me contar fantásticas histórias de outros povos.
Deixa a vida me levar... e me prender na boca um novo paladar, me fixar na retina uma linda paisagem de águas, montanhas, bichos e flores.
Deixa a vida me levar... e trazer de volta novas emoções e um doce gostinho de felicidade.
Deixa a vida me levar... porque vou levar da vida apenas o que eu capturar no meu olhar e guardar no meu coração.

Vida, leva eu para mais uma viagem!

Viajar é preciso. O corre-corre e o desgaste do dia-a-dia têm que ser compensado.
A viagem pode ser de estudo, de lazer, de aventura, de gastronomia ou simplesmente de compras. Não importa. Hoje é muito fácil ter informações e aproveitar as experiências de outros para se surpreender apenas com o belo e com o prazer.

Sou psicóloga e gosto de viajar. E, meu prazer não termina no vôo de volta. Gosto de reviver cada passeio, cada restaurante e cada vinho com muitas fotos e um monte de vídeos. Guardo todas as imagens no meu coração e na minha estante. Ao alcance das mãos.


Neste blog, me proponho a compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos em cada escala.

Muitas pessoas iniciaram uma nova era de sua vida a partir de uma viagem. Viajar é um jogo de emoções. Não vale empatar e nem perder.

Deixa a vida nos levar para este jogo. Bem estudado, a vitória é certa.

Vamos juntos?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Terra de samba e pandeiro...



Ehh Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor...

Terra homenageada pelo desenhista Walt Disney na decada de 1940. Terra de samba, mulatas e pandeiros... Terra de Rio de Janeiro, terra que encantou o desenhista e o inspirou a deixar um presente:  Zé Carioca.

Walt Disney estava em uma turnê pela América Latina.  Representando o Estados Unidos, fazia esforços para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Historicamente esse esforço na América Latina foi chamado de "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança.

Percebendo a possibiliadade cada vez mais real de um choque com o Japão, o Departamento de Estado americano decidiu se empenhar nessa Política de Boa Vizinhança.  Era necessário reduzir o sentimento antiamericano na América Latina. Foi por isso que o governo de Franklin Roosevelt apoiou a viagem de Walt Disney ao Brasil, Argentina, Chile e Peru.

Disney, sua esposa e outros muitos desenhistas da Walt Disney Studio desembarcaram no Aeroporto Santos Dumont em agosto de 1941. Montaram no Hotel Capacabana Palace uma espécie de filial dos estúdios que Disney controlava e apresentaram aos brasileiros como funcionava a criação de um desenho animado.

Um dos artistas brasileiros que Walt Disney conheceu aqui foi José Carlos de Brito e Cunha. Ele apresentou ao produtor seu desenho de um papagaio vestido de gente que teria sido a principal inspiração para o então Zé Carioca.


O papagaio José Carioca foi criado dentro do Hotel Capacabana Palace para o filme Alô Amigos (1942), lançado nos EUA no ano seguinte pela Disney.  Hoje, mais do que um personagem ou mascote carioca, é um elo entre a Walt Disney World e o Brasil.

O filme mostra o Zé apresentando, ao já famoso Pato Donald, o Brasil e principalmente o Rio de Janerio. O papagaio o introduz a cachaça, o samba, as praias cariocas e "As donas caminhando, Pelos salões arrastando, O seu vestido rendado...."

A Política de Boa Vizinhança não se limitava ao Brasil. Outros dois personagens, mesmo não tendo a mesma repercussão, foram criados para países latinos:
  • Gauchinho Voador,  Argentina
  • Panchito, México
O vídeo é uma raridade e uma preciosidade. Vale a pena ser visto! Uma maravilha de apresentação e homenagem a inesgotável escala Brasil!

Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...

6 comentários:

Anônimo disse...

Quero que a próxima escala seja em Brasília, pode ser ??? estamos com muitas saudades de você ... beijos e como sempre arrasou no texto, já te disseram que você escreve bem??? não ??? então fique sabendo você arrasa... beijos e muitas saudades
Tetê

Erika Dornas disse...

Mafê!!! Adorei o blog, sua cara :)
Quanta coisa legal, e as fotos estão incríveis!! Parabéns!!
Vou acompanhar sempre!
Beijo grande, saudades, keka!!

Maria Fernanda Lopes Gorgulho disse...

Obrigada Keka!!! Que saudades de vc tb!!!

Tê, próxima escala pier 21 urgente! Obrigada!!!

Paty disse...

Que texto! Achei super interessante. Não sabia disso.

R.C disse...

Adorei!

Maria Fernanda Lopes Gorgulho disse...

Que bom que gostaram!