Deixa a vida me levar... e me fazer descobrir a cada passo um momento de lazer e prazer.
Deixa a vida me levar... e me arrebatar por outras culturas, lugares exóticos e inusitados.
Deixa a vida me levar... e me contar fantásticas histórias de outros povos.
Deixa a vida me levar... e me prender na boca um novo paladar, me fixar na retina uma linda paisagem de águas, montanhas, bichos e flores.
Deixa a vida me levar... e trazer de volta novas emoções e um doce gostinho de felicidade.
Deixa a vida me levar... porque vou levar da vida apenas o que eu capturar no meu olhar e guardar no meu coração.

Vida, leva eu para mais uma viagem!

Viajar é preciso. O corre-corre e o desgaste do dia-a-dia têm que ser compensado.
A viagem pode ser de estudo, de lazer, de aventura, de gastronomia ou simplesmente de compras. Não importa. Hoje é muito fácil ter informações e aproveitar as experiências de outros para se surpreender apenas com o belo e com o prazer.

Sou psicóloga e gosto de viajar. E, meu prazer não termina no vôo de volta. Gosto de reviver cada passeio, cada restaurante e cada vinho com muitas fotos e um monte de vídeos. Guardo todas as imagens no meu coração e na minha estante. Ao alcance das mãos.


Neste blog, me proponho a compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos em cada escala.

Muitas pessoas iniciaram uma nova era de sua vida a partir de uma viagem. Viajar é um jogo de emoções. Não vale empatar e nem perder.

Deixa a vida nos levar para este jogo. Bem estudado, a vitória é certa.

Vamos juntos?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Que vinhos trazer do Chile?




Nenhuma viagem é completa sem o conhecimento da gastronomia local. As bebidas fazem parte desta gastronomia. Quem não gosta de viajar e aproveitar o que a culinária local tem a oferecer de melhor? Em alguns países, aventurar-se no universo dos vinhos pode tornar tudo ainda mais interessante.

É o caso da nossa próxima escala: O Chile!

O Chile é o país da América Latina que possui os melhores vinhos e onde suas vinícolas tratam o turista como ele gosta: boa acolhida, bons passeios, bons almoços e até boas lojinhas.  Os vinhos da uva Cabernet Sauvignon são colocados por alguns especialistas entre os melhores do mundo. A uva Carmenère, que foi extinta quando a Phylloxera acabou com os vinhedos europeus, ressurgiu no Chile e ganhou mercado rapidamente. Com tudo isso e com a melhora anual de outros vinhos feitos principalmente com as uvas Merlot, Syrah, Chardonnay e Sauvignon Blanc, o vinho chileno se firma e garante sua presença com destaque no mercado mundial.

Nesse post darei a sugestão de alguns vinhos Chilenos bons para acompanhar o jantar ou vir na mala na volta para casa. Lembro que vinho não é algo tão simples de se carregar e que as garrafas têm um peso considerável. Uma dica é trazer vinhos melhores e que valem a pena. Outros bons vinhos que também citarei aqui são legais para pedir enquanto estiverem se deliciando por lá.

Caso a visita ao Chile contemple apenas Santiago, o passeio à Concha y Toro é uma boa pedida.  Na saída da cidade e muito bem sinalizada, a vinícola é linda e bem preparada para o turismo. Preparada até demais! Eu diria que sai um pouco do charme e entra em um estilo “Disney” de ser. Mesmo assim, vale o passeio e principalmente o tour para quem nunca fez e quer entender um pouco mais sobre o vinho e a história da vinícola.

Assim como em qualquer brinquedo da Disney, o final do tour não podia ser em outro lugar: na lojinha!  Ainda bem, pois esta é uma vinícola que vale ficar com alguns dos seus pesos!


A Concha y Toro é a maior vinícola e faz os vinhos mais famosos e comercializados do Chile. Dos básicos gosto muito da linha Terrunyo (pricipalmente Carmenère) e Marqués de Casa Concha (principalmente o Merlot). No entanto, para trazer na mala voto nos Premium Don Melchor e Almaviva.


O primeiro é o queridinho do Chile. Seu nome é uma homenagem a Don Melchor Concha y Toro que fundou a vinícola em 1883 trazendo da França vinhas selecionadas e um enólogo.  O vinho com seu nome só começou a ser produzido em 1987 e mudou a maneira como o mundo via o potencial enólogico do Chile.

O segundo é o meu queridinho: Almaviva. Esse vinho franco-chileno é mais jovem e produto de uma Joint Venture entre a Concha y Toro e a Baron Phillipe Rotschild. Sua primeira safra veio em 1996 e hoje é Famoso e conhecido até por quem não entende muito de vinhos. O lugar ideal para comprá-lo é a própria vinícola, já que este é o vinho latino mais falsificado no mundo.  Grandes lojas também o vendem, mas o preço é tabelado e na vinícola pode-se encontrar promoções para quem leva mais de uma garrafa e principalmente a caixa com 6.

 

Apesar de ser vendido na Conha y Toro, o terreno onde se produz o Almaviva é outro. É deste que vem também minha terceira dica: o Epu. O vinho foi criado devido a influência de uma plantação de eucaliptos sobre uma parte dos vinhedos, assim ele só é produzido quando o enólogo entende que parte da colheita não atingiu a "personalidade" do Almaviva.  O segundo vinho da casa Almaviva custa em torno de U$30 e só é vendido no Chile.

 


A Montes Alpha que fica em Santa Cruz, na zona do Vale de Colchagua, produz dois vinhos que gosto muito também. Além do Montes Alpha Cabernet Sauvignon (que encontramos facilmente no Brasil) dois outros vinhos me chamam a atenção.


 


O Purple Angel é o primeiro vinho Premium feito apenas da uva Carmenère. Mais difícil de encontrar, pois no começo era um vinho apenas de exportação. Para quem gosta da uva, não deixe de trazê-lo para sua adega!
 




O Montes Alpha M tem 94 pontos da Wine Spectator e é considerado um dos melhores vinhos do Chile.

 


O Clos Apalta, da Casa Lapostole, é outro vinho muito considerado no país. Apesar de ser a vinícola mais incrível que já visitei, o vinho não me impressiona muito. No entanto, se tiver a chance de degustá-lo, não deixe de fazer e tirar suas próprias conclusões.




A Viu Manent é a vinícola boutique mais charmosa do Vale do Colchagua e produz excelentes vinhos. A linha Secreto não é cara e é de ótima qualidade. Seu nome se dá por conter em sua vinificação 85% de cepa declarada e 15% serem “segredo do enólogo”. No entanto, são vinhos fáceis de encontrar por aqui.
 



Já o Viu 1 é indiscutivelmente o vinho top da Viu Manent. Encorpado e elegante chega a custar R$100 lá e aqui é encontrado por R$400 ou mais.





Fundada em 1865 a San Pedro é uma das maiores exportadora de vinhos do Chile. O vinho Cabo de Hornos é o meu favorito da vinícola e não é caro. Gosto muito da linha de vinhos 1865 também, mas esse é bom para beber por lá.




 

A Viña Errazuriz é uma vinícola rica em história. Na administração de Eduardo Chadwick, expandiu os negócios com três novos vinhos: o Seña (parceria com Robert Mondavi), o Arboleda, (projeto pessoal de Eduardo) e o Viñedo Chadwick. Dos três, prefiro o Seña.







 

O De Martino Reserva de Família, é um xodózinho que vale um espaço na mala. Para mim tem sabor e aroma de almoços em família. Fique livre para associá-lo a outra lembrança gostosa; ele não vai decepcionar.


 



Já que esta chegando o verão, não vou terminar sem uma dica de vinho branco. Meu favorito Sol de Sol da Viña Aquitania. 100% Chardonnay, falar nele me dá até água na boca. Amo!





Outros vinhos brancos a serem degustados:
- Nimbus Sauvignon Blanc (Viña Casablanca)

- De Martino Reserva Sauvignon Blanc (De Martino)
- Amelia Sauvignon Blanc (Concha y Toro)


Lembre-se que alguns vinhos podem mudar de preço de acordo com a safra. Caso seja um grande apreciador pesquise um pouco sobre cada uma delas em cada região. Mas, uma dica básica é que se tiver que escolher entre 2007 e alguma outra: 2007 é considerada a safra histórica do Chile. Por que? Pois as condições climáticas foram ideais e proporcionaram uvas de qualidade extraordinárias.  Tenha isso em mente!

O Chile tem muitas outras opções interessantes! Deguste, prove e traga mais sugestões!  Afinal, o que custar degustar um vinho a mais?

Só para terminar, se tiver uns dias a mais no Chile, vale visitar o Vale do Colchagua.  É lá que estão as principais vinícolas e a dica é ficar no Hotel Santa Cruz Plaza. (http://www.hotelsantacruzplaza.cl/) Muito charme, bons restaurantes, vinícola própria e todos os dias degustação de vinhos! O que se poder querer mais de uma hotel? 

Um brinde à sua próxima escala! TIM-TIM!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, me deu vontade de tomar vinho logo de manhã!

Mariana disse...

Bom demais!

Anônimo disse...

Gostei!

Juliana disse...

Mto bom!!! Vou guardar pra proxima viagem ao Chile!