Deixa a vida me levar... e me fazer descobrir a cada passo um momento de lazer e prazer.
Deixa a vida me levar... e me arrebatar por outras culturas, lugares exóticos e inusitados.
Deixa a vida me levar... e me contar fantásticas histórias de outros povos.
Deixa a vida me levar... e me prender na boca um novo paladar, me fixar na retina uma linda paisagem de águas, montanhas, bichos e flores.
Deixa a vida me levar... e trazer de volta novas emoções e um doce gostinho de felicidade.
Deixa a vida me levar... porque vou levar da vida apenas o que eu capturar no meu olhar e guardar no meu coração.

Vida, leva eu para mais uma viagem!

Viajar é preciso. O corre-corre e o desgaste do dia-a-dia têm que ser compensado.
A viagem pode ser de estudo, de lazer, de aventura, de gastronomia ou simplesmente de compras. Não importa. Hoje é muito fácil ter informações e aproveitar as experiências de outros para se surpreender apenas com o belo e com o prazer.

Sou psicóloga e gosto de viajar. E, meu prazer não termina no vôo de volta. Gosto de reviver cada passeio, cada restaurante e cada vinho com muitas fotos e um monte de vídeos. Guardo todas as imagens no meu coração e na minha estante. Ao alcance das mãos.


Neste blog, me proponho a compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos em cada escala.

Muitas pessoas iniciaram uma nova era de sua vida a partir de uma viagem. Viajar é um jogo de emoções. Não vale empatar e nem perder.

Deixa a vida nos levar para este jogo. Bem estudado, a vitória é certa.

Vamos juntos?

sábado, 3 de dezembro de 2011

Comer e Beber Bem em New York





Nova York é composta por cinco subdivisões administrativas: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Com uma população que atinge mais de 8 milhões de habitantes, é a cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos. Em seu território são falados cerca de 800 idiomas diferentes. É a cidade com a maior diversidade linguística do mundo.

Não só diversidade lingüística, é um centro da culinária internacional com uma enorme variedade gastronômica.

Nesse post apresento algumas sugestões para quem quer comer e beber bem em Manhattan. Hoje existem opções bacanas em praticamente todos os bairros da ilha. Restaurantes para todos os gostos e bolsos.


Andar sem rumo por horas e depois escolher um lugar transado pelo caminho é o melhor programa nessa escala. No entanto, cuidado! Fique atento ao horário de funcionamento dos restaurantes. Se a fome estourar as quatro ou cinco da tarde, pode ser difícil encontrar um lugar para sentar. Muitos restaurantes fecham depois do almoço e abrem só para o jantar.

O jantar é uma outra questão de adaptação. O americano janta um pouco mais cedo. Sair do hotel depois das 10pm pode ser frustrante dependendo da sua escolha gastronômica. Uma dica é fazer reservas sempre que souber para onde ir. As 6pm os restaurantes já estão cheios e as 8pm bombando!

ALGUMAS sugestões do mundo gastronômico de Manhattan:

Culinária American Noveau, os contemporâneos:

The Modern
Fica no MOMA (The Museum of Modern Art)
9 W. 53rd St entre a 5a e 6a Avenida
Metrô próximo: Linha E (azul) estação 5 Av/53 St

O estabelecimento tem dois ambientes em um.  Parte é um bar sofisticado e parte um salão moderno e formal para jantar.  O The Modern é perfeito para um drink de after-work, assim como para um jantar de negócios ou entre amigos. As comidas são altamente elaboradas.

No bar, como amante convicta de atum, sugiro a entrada Upside Down Tuna Tarte (U$18).  Se quiser comer algo bem diferente e interessante arrisque um Slow-Poached Farm Egg (U$22). Nesse segundo tem que confiar no talento do Chef, pois confesso que a descrição não foi o que mais me encantou. Vou TENTAR explicar: são pedacinhos de lagosta, ovo, purê de alcachofra, crosnes e espuma de ouriço. Agradou? rs. Bom... achei que valeu muito a experiência. 

Crosnes
Não conhecia crosnes e simplesmente me apaixonei.  Esse tubérculo, também conhecido como alcachofra chinesa, tem consistência bem crocantes e, apesar de não ter um gosto que chame atenção, acrescenta uma textura muito interessante ao prato. Se topar: fica a dica!

No caso de jantar, escolha sem medo os pratos que mais combinam com seu paladar. O Chef é incrível! Você tem opção de 2 pratos mais sobremesa por U$55 ou 3 pratos mais sobremesa por U$70.






Del Frisco’s Grille
Fica no Rockefeller Center Plaza
51st St. entre a 5a e 6a Avenida
Metrô próximo: Linha E (azul) estação 5 Av/53 St

O Del Frisco’s Grille é o irmão descontraído da Steakhouse ultra elegante Del Frisco’s. Essa rede elegante tem sua filial em Manhattan na 1221 Avenue of the Americas, ou 6a Av entre a rua 48 e 49. 

Mas voltemos ao Grille...

Truffled Mac & Cheese
Sempre lotado, o ambiente do bar pode ser uma excelente pedida para aqueles que sem reserva vão esperar por uma mesa.  O restaurante inova em coisas tradicionais e da um upgrade de sabores nos pratos. Por exemplo, o famoso Mac & Cheese aqui é trufado! (U$12) Belo acompanhamento para qualquer prato!
Cheesesteak Eggrolls

O Eggroll vem recheado de filé e queijo (Cheesesteak Eggrolls – U$14). Vale como uma entradinha no bar.
E como estava demorando para eu falar do atum: Seared Asian Tuna.  Uma salada de rúcula, manga, abacate, noodles, amendoas tostadas e tomate com atum selado na lateral. Para arrematar um molho de gergelim com gengibre. (U$23)


Culinária Francesa:

Pastis
9, 9Avenida – na região de Meatpacking
Metrô próximo: Linha L estação 8 Av ou Linhas A, C e E estação 14 St.

Reproduzindo uma brasserie parisiense da década de 30, o Pastis fica num dos bairros mais descolados de Manhattan. Mesmo sendo do mesmo dono do famoso Balthazar (80 Spring St. entre a Broadway e Crosby St), é um bistrô com um preço mais amigo. 

Fica aberto o dia todo (a partir de 8am). Serve café da manhã, almoço e jantar.  De quarta a domingo dá uma esticada para a ceia que vai até 1am quarta e domingo, 2am na quinta e 3am sexta e sábado.

A qualquer hora o Croque Monsieur pode ser uma ótima pedida!


Culinária Asiática Contepoânea:

Buddakan
75 Ninth Ave, entre a rua 16 e 15.
No Chealse Market, mas tem entrada própria.
Metrô próximo: Linhas A, C e E estação 14 St ou Linha L estação 8 Av.
http://www.buddakannyc.com/

O Buddakan, não é só um restaurante, é um evento!  Grande, suntuoso, luz baixa, vários ambientes, barulhento e delicioso! Mesmo sendo um dos maiores restaurantes que já fui, esta sempre lotado. Sempre bom reservar! Reserve a mesa grande do salão e tenha seu jantar iluminado por quatro lustres incríveis e enormes! O segredo no buddakan é pedir o menu degustação ou vários pratos para dividir entre todos da mesa. 

Sugestão de entradas? TODAS! Difícil escolher o que tem de melhor no menu. No entanto eu não deixaria de fora o Tuna Spring Roll (U$12.00) e Szechuan Pork Dumplings.

Se o evento começar no bar, o Tranquility é o drink ideal para te fazer companhia!


Culinária Tailândia:

Kittichai
60 Thompson St entre Broome e Spring Street
Metrô próximo: Linhas A, C e E estação Spring St ou 1, 2 estação Canal St.

O restaurante apresenta a autêntica culinária tailandesa de forma bem refinada. O ambiente já é uma experiência a parte. As orquídeas penduradas do teto e refletidas em um espelho d'água são um experiência a parte. Um drink enquanto se delicia com o ambiente? O Thom! Uma entrada? Duas! Mussels (Mariscos com molho de coco e especiarias) e Crispy Rock Shrimp (U$15 - Tempura de camarão e berinjela). O prato? Coconut braised short ribs (U$26 – costela mais macia e saborosa que comi na vida!)


Culinária Portuguesa:

Alfama
214 East 52nd Street (entre 3a e 2a Avenida)
Metrô próximo: Linhas E e M estação Lex. Av/53 St

Mesmo sendo um português contemporâneo, não voltaria ao Alfama sem começar e acabar o jantar de forma bem tradicional. Comece com Cod Fish Cakes (U$9 – Bolinho de bacalhau com tapenade de azeitona preta) e termine com o melhor pastelzinho de Belém, o Custard Tarts (U$9) salpicado de canela. Deu até água na boca...

Culinária Italiana:

Eataly
200, 5th Avenue entre 23rd e 24th St.
Metrô próximo: Linha E estação 23 St/Broadway ou Linha F e M estação 23rd St.
Não é um restaurante e sim um complexo gastronômico. Lá encontra-se Il Pesce, La Verdura, La Pizza, La Pasta e Manzo. Bom para aproveitar um almoço longo, um almoço rápido, almoço to-go ou para apenas fazer compras.

Aberto todos os dias de 8am – 11pm.   É legal conhecer logo no início da viagem. Comprar guloseimas italianas e se familiarizar com tudo que o complexo oferece pode ser uma boa idéia para aproveitá-lo da melhor forma! Tenha em mente que cada parte do Eataly tem um horário diferente de funcionamento.

Ristorante Sant Ambroeus
1000 Madison Av. (Metrô: Linha 4 e 6 estação 77st)
259 W 4th Street (Metrô: Linha 1 e 2 estação Christopher St.)

Restaurante muito agradável para um almoço acompanhado de vinho. Se gostar de risoto e de trufas a dica aqui é o Risotto Tartufado (U$22) com couve flor. A couve-flor dá uma textura interessante ao risoto sem alterar o sabor.




Mesmo morando, é impossível conhecer todas as opções da gastronomia nova-iorquina. Além de inúmeras, elas se multiplicam com rapidez. Voltar sempre aos mesmos lugares quando em NY, pode não ser a melhor idéia. A cidade tem muito a oferecer. Arrisque! Ande pela cidade, pesquise, pergunte e conheça sempre um lugar novo.

Uma super ferramenta para se manter antenado e ter sempre dicas fresquinhas é o site http://nymag.com/restaurants.  Escolha o restaurante por bairro, nacionalidade ou preço. A parte Critic's Pick oferece dicas incríveis. Pegue o endereço, o telefone e sempre que possível, faça reservas! 

É possível fazer reservas online na maioria dos restaurantes de Manhattan pelo site http://www.opentable.com/

Hmmmm... já estou com saudades de New York!
Bom apetite e boa viagem!

9 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!!! eu quero experimentar todos !! só preciso de companhia !!! vamos ???? beijos Tetê

Maria Fernanda Lopes Gorgulho disse...

Um jantarzinho depois do cinema em Manhattan??? Topa?

Patricia disse...

Adorei! Meu deu água na boca! Parabéns! bjos

Mari disse...

Ótimas dicas!!!

R.C disse...

Buddakan é show, mas não conheço os outros. Me deu vontade de voltar. Esse Tailandes já esta na lista.

Anônimo disse...

Esses restaurantes são muito bacanas! Que fotos!

Maria Fernanda Lopes Gorgulho disse...

Obrigada! Todos valem muito a pena!

Silvestre Gorgulho disse...

Maravilha esta Nova York que não conheço. Vou lá. Melhor: Vamos lá.

Paula Zuza disse...

Eu tinha que ter visto essas dicas antes de ir a NYC. :P
Na próxima tudo será diferente!!!